Período de reflexão antes da Páscoa
Começou nesta quarta-feira de Cinzas (13) uma das maiores tradições na religião católica, o período da Quaresma. A palavra, que vem do latim, faz menção aos 40 dias entre a quarta de Cinzas e o domingo de ramos. De acordo com a Igreja Católica, é um período litúrgico de conversão, que prepara os fiéis para a festa da Páscoa.
O número 40 é simbólico por toda a Bíblia, sendo mencionado no período do dilúvio, nos 40 anos da peregrinação dos judeus ao Egito, do tempo que Moisés e Elias passaram na montanha, além dos dias que Jesus Cristo passou no deserto, antes de começar sua vida pública.
A prática da Quaresma vem do século IV, quando se iniciou o período de penitência e renovação para toda a igreja, através do jejum e da abstinência. Um dos pontos marcantes da Quaresma é a cor roxa, significado de luto e penitência. Os 40 dias marcam uma época de reflexão e renovação espiritual.
Conservada com bastante vigor, ao menos em um princípio, nas igrejas do oriente, a prática penitencial da Quaresma tem sido cada vez mais abrandada no ocidente, mas deve-se observar um espírito penitencial e de conversão.